UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Sigla:          UCM
Natureza:   Privada
Fundação: 1995 - Universidade Católica de Moçambique.
Sede:          Beira, Rua Comandante Gaivão Nº 688, Ponta-Gêa
E-mail:       reitoria@ucm.ac.mz
Telefone:    (+258) 23 324 809
*Nota:        Uma das primeiras Universidades privadas do pais
Clici aqui para ir ao site da UCM


CURSOS DE LICENCIATURA .


Atenção: Vide aqui os cursos oferecidos à distância na UCM

Beira'
Contactos: Av. Eduardo Mondlane, 149, Tel: 23 329 373, E-mail: feg@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas

Com duração de 4 anos, o curso funciona em regime presencial. Este curso visa a preparação de profissionais capazes de dar resposta às necessidades de organizações em domínios administrativo, contabilístico, financeiro e comercial.

Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais

Este curso permite aos licenciados uma participação mais esclarecida na comunidade política, habilita-os a exercerem funções no quadro de instituições e organizações políticas, meios de comunicação social, etc. O curso tem duração de 4 anos e o estudante terá de aprovar a 36 disciplinas, somando um total de 240 créditos.

Licenciatura em Arquitectura

Este curso tem duração de 4 anos.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

O curso oferece: 120 vagas (duas turmas de 30 alunos cada, no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos cada, no periodo pós laboral).

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão de Empresas

Este curso tem duração de 4 anos.

Licenciatura em Gestão Portuária

O Graduado em Gestão Portuária recebe, na sua formação, conhecimento global sobre o funcionamento e organização dos portos e estará apto para actuar na gestão de organizações portuárias e em empresas relacionadas com a Logística Portuária. Portanto, O curso de Licenciatura em Gestão Portuária tem como objectivo preparar o aluno para o entendimento e domínio das três principais vertentes do sistema portuário, que são:
As operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;
As operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão-de-obra, da gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;
O produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contentores e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, e dos trâmites legais inerentes a estas actividades, entre outros.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Licenciatura em Marketing e Relações Públicas

O gestor de marketing deve estar apto a:
Entender o funcionamento dos processos de desenvolvimento de produtos e de produção; negociar com os mais variados públicos; conhecer as técnicas de vendas e de comunicação mercadológica; Articular a liderança de equipas multidisciplinares para a colecta e preparação de dados mercadológicos; Criar acções de cidadania e públicas para as regulação e ética do Marketing e responsabilidade social; Desenvolver, implantar e analisar pesquisas mercadológicas; Empreender novos negócios e formular planos de vendas; Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos processos de Marketing; Implementar programas destinados à criação e acompanhamento de novos produtos, bem como liderar a equipa de vendas; No campo de actuação, o profissional de marketing e vendas estará apto a gerir actividades inerentes aos departamentos de marketing e/ou vendas de organizações dos mais variados portes nos mais variados sectores produtivos e de prestação de serviços; Planear e implementar planos estratégicos de marketing e promover a satisfação dos clientes; Analisar o mercado e a concorrência, elaborar projectos de Marketing, incluindo análise financeira e orçamentária, criar e lançar novos produtos, orientar, direccionar e dar suporte à área comercial, entre outros.

Licenciatura em Planeamento Regional Distrital e Urbano

O Licenciado em Planeamento Regional, Distrital e Urbano é um profissional que deve se capaz de desenhar planos de desenvolvimento de uma região, envolvendo políticas públicas e tecnologia de sistemas de informação geográfica. Os graduados destes cursos são profissionais com capacidade e competência para trabalhar nas áreas de planeamento, pesquisa, educação, administração e consultoria para o desenvolvimento sustentável de Regiões, Distritos e Cidades.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.

Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar

O Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar é um profissional capaz de exercer as suas funções nas unidades sanitárias dos níveis II, III e IV, isto é, nos Hospitais Gerais e Rurais, Provinciais, Especializados e Centrais. Os profissionais deste curso são responsáveis pela promoção das boas práticas ao nível das suas unidades sanitárias, através do desenvolvimento das actividades formativas de quadros básicos e médios, com incidência em administração Hospitalar.

Licenciatura em Análises Clínicas e Laboratoriais

O Licenciado em Análises Clínicas e Laboratoriais é um profissional da saúde detentor de competências que o qualificam como desenvolver as actividades em:
Laboratórios privados; Laboratórios da indústria farmacêutica e industrias comerciais de fermentação; Laboratórios de higiene e qualidade de água nas indústrias privadas, fábricas de purificação e conservas de alimentos; Institutos de investigação em saúde; Pode ainda ser docente nas diversas instituições de formação.

Licenciatura em Enfermagem

O graduado em Enfermagem tem habilitações e competências que lhe permite desenvolver actividades profissionais em:
Comunicação - O enfermeiro estimula a efectivação da relação entre o paciente e o enfermeiro antes, durante e depois do contacto com o paciente e a comunidade; Cooperação/Colaboração - O enfermeiro colabora na equipa multidisciplinar em benefício do melhor cuidado para o paciente e a comunidade; Ensino e Pesquisa - O enfermeiro deve ter capacidade de aprender, de reflectir, de ensinar, de produzir, agir e aplicar os conhecimentos no trabalho pessoal, de grupo e comunitário; Gestão e Administração de qualidade - O enfermeiro contribui para a continuidade da organização hospitalar e da saúde pública, etc.

Licenciatura em Farmácia

O curso de Licenciatura em Farmácia ablita o graduado a trabalhar em:
Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Distribuição Farmacêutica, Industria Farmacêutica, Análises Microbiologicas, Análises Hidrológicas, Análises Toxicológicas, Indústria Agro-Alimentar.

Licenciatura em Medicina

O curso de Licenciatura em Medicina na UCM tem a duração de 6 anos e forma médicos generalistas.

Licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social

O graduado em Psicologia Clínica e Assistência Social é um profissional de Saúde com capacidades para realizar Diagnósticos Clínicos, manusear material auxiliar de diagnóstico, realizar projectos de intervenção hospitalar e comunitário, bem como o estudo, seguimento e encaminhamento de casos individuais e/ou de grupo, tendo como linha de actuação o estrito respeito pela ética e deontologia profissional. O graduado pode trabalhar:
Centros Comunitários; Centros de Apoio à Velhice; Entidades de defesa dos direitos da criança e de vítimas de violência doméstica; Hospitais e Centros de Saúde; Instituições de saúde mental e serviços de apoio à família; Instituições escolares; Lares residenciais; Serviços de apoio ao deficiente; Serviços públicos de segurança social, etc.


Nampula'
Contactos: Av. 25 de Setembro, 618, Tel. 26 216 177, E-mail: fadir@ucm.ac.mz
Contactos: Av. 25 de Setembro, 512 Tel: 26 216 521, E-mail: fec@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Ciências Religiosas e Educativas

Este curso tem a duração 4 Anos.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.

Licenciatura em Antropologia Aplicada ao Desenvolvimento

Antropologia estuda de forma minuciosa as diversas culturas, com o intuito de perceber a diversidade humana, as interligações entre diversos aspectos da vida social e cultural, os sistemas de crenças e os comportamentos individuais, e de reflectir criticamente sobre os problemas da sociedade. O graduado em Antropologia deve ter:
Capacidade de fazer investigações etnográficas; Capacidade de gerir e preservar os museus e o património cultural; Conhecer a diversidade humana e as interligações entre os diversos aspectos da vida social e cultural, sistemas de crenças, dinâmicas globais e comportamentos individuais; Conhecer a pessoa humana e a sua evolução ao longo dos tempos; Conhecer o método etnográfico na compreensão das culturas e dos grupos humanos e adquirir as técnicas necessárias para a sua utilização; Conhecer os métodos de intervenção antropológica; Conhecer, promover e divulgar a cultura e as diversas culturas africanas;

Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento

O curso de Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento habilita o graduado para as áreas profissionais de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação e Informação nas organizações governamentais e não governamentais para o desenvolvimento comunitário; de assessoria e consultoria de Marketing Social e Ambiental.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário

O graduado em Desenvolvimento Comunitário, pela sua formação, estará preparado para intervir junto das comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento. O graduado em Desenvolvimento Comunitário é um agente de intervenção comunitária capaz de interagir e dar respostas de uma maneira sustentável aos problemas que as populações (em particular as mais desfavorecidas) apresentam, através do desenvolvimento de acções práticas, visando a melhoria das condições de vida da comunidade. O licenciado em Desenvolvimento Comunitário é um oficial de projectos de desenvolvimento comunitário, e um gestor de programas comunitários, capaz de conceber, implementar, avaliar e monitorar projectos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária

O curso visa formar técnicos e profissionais qualificados em Educação de Adultos com conhecimentos científicos sobre programas de educação de adultos e intervenção comunitária. O licenciado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária caracteriza-se por ser:
Um profissional especializado que domina as técnicas e as estratégias aplicáveis às áreas de educação de adultos e de intervenção comunitária; Um profissional que reflecte criticamente sobre políticas e práticas correntes de educação de adultos e de intervenção comunitária; Um gestor de programas de educação de adultos e de intervenção comunitária, com competências e conhecimentos científicos que lhe permite desenvolver modelos adequados à concepção, implementação, gestão e avaliação de projectos de intervenção comunitária.

Licenciatura em Educação Social

O curso visa formar profissionais na área de Educação Social, capazes de intervir nos domínios psico-sociológicos junto de populações em risco, através do desenvolvimento de acções de prevenção e de (re)inserção social e pessoal e da promoção de acções que conduzam ao desenvolvimento pessoal dos cidadãos, com vista à melhoria da sua qualidade de vida. O licenciado em Educação Social ctua perante diferentes grupos sociais ou comunidades, sob uma perspectiva de prevenção e reabilitação dos problemas sociais. É um educador que actua no âmbito da intervenção social.
O licenciado em Educação Social pode trabalhar nas seguintes áreas:
Animador sociocultural em centros e casas de cultura ou entidades culturais sociais; Intervenção educativa com toxicodependentes e outras problemáticas sócio-familiares; Programa de prevenção de marginalização e intervenção em problemáticas sócio-familiares; Trabalho em equipa de protecção à infância e adolescência em risco; Trabalho no âmbito de justiça com menores.

Licenciatura em Gestão de Marketing

O graduado em Gestão de Marketing é o de um gestor estratégico de Marketing; um técnico com conhecimentos especializados, teóricos e práticos, de gestão de marcas, produtos, serviços, preços, vendas, distribuição, e consumo, usando as tecnologias mais modernas.O curso de habilita o graduado para as áreas profissionais de gestão de Marketing (produtos, serviços, marcas, preços, vendas, distribuição, clientes e consumo); consultoria e auditoria de Marketing; pesquisa de opinião e de mercado; Web-Marketing e Comércio Electrónico (E-commerce).

Licenciatura em Gestão de Publicidade

O licenciado em Gestão Publicitária é um gestor estratégico de Publicidade; um técnico com conhecimentos especializados, teóricos e práticos, focalizado na criação, execução, transmissão e avaliação de mensagens comerciais em vários meios destinados a promover e vender produtos, serviços e marcas, usando as tecnologias mais modernas.
O curso de Licenciatura em Gestão Publicitária habilita o graduado a trabalhar no mercado publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos. Também fazem parte do campo de trabalho do publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em publicidade.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Licenciatura em Gestão e Administração Educacional

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um gestor de instituições educativas, É um profissional docente que detém um conhecimento abrangente da realidade educativa a nível da Pedagogia, capaz de intervir e de dar apoio pedagógico em todos os domínios da Educação.
O licenciado em Gestão e Administração Educacional pod trabalhar nas seguintes áreas:
Instituições de ensino; Instituições governamentais ligadas ao ensino; Instituições ligadas à área de supervisão e inspecção de ensino; Institutos de formação de professores; Leccionação de aulas; Organizações que desenvolvam actividades na área da Educação.

Licenciatura em Psicologia do Trabalho e das Organizações

O licenciado em Psicologia do Trabalho e das Organizações é um profissional que domina os pressupostos teóricos e as metodologias de intervenção que se regem por critérios humanistas e éticos de promover o bem-estar das pessoas individuais e dos grupos nas organizações.
O técnico superior da área da Psicologia do Trabalho e das Organizações tem colocação em organizações e empresas governamentais e não governamentais nas áreas de formação e gestão de pessoas e grupos, de selecção e recrutamento de pessoas, do comportamento e das relações humanas nas organizações.

Licenciatura em Psicopedagogia

A psicopedagogia actua e investiga a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem: o sujeito que aprende, o contexto da escola e o seu conteúdo sócio- cultural. Deste modo, o psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula, analisando o comportamento do aluno, observando como ele aprende, com vista a promover intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.
O licenciado em Psicopedagogia pode trabalhar nas seguintes áreas:
Áreas de treinamento, educação contínua e assessoria para contratação de pessoal com necessidades especiais (deficientes); Escolas e órgãos públicos ligados à educação e saúde; Instituições de ensino; Instituições de Saúde; Instituições Públicas ligadas à problemática de educação e saúde; Instituto de formação de professores; Organizações governamentais e não governamentais ligadas ao ensino-saúde (saúde escolar).

Licenciatura em Serviço Social

O graduado em Serviço Social é um assistente humanista, solidário, crítico, íntegro e inovador, capaz de intervir social e comunitariamente, para a promoção, animação, execução e avaliação de iniciativas, tendo em vista a promoção do bem-estar individual e social.
O graduado em Serviço Social pode trabalhar:
Nas entidades ao serviço das populações com necessidades especiais (por exemplo, idosos, pessoas/grupos com deficiências físicas ou de desenvolvimento, seropositivos, pessoas a transitar das instituições psiquiátricas, prisionais ou unidades de reabilitação, para a comunidade, entre outras; Nas organizações de defesa dos direitos da mulher, da criança e do adolescente, do emigrante e das minorias étnicas, das vítimas de violência ou maus-tratos, e das pessoas que sofrem de doenças crónicas; Nos conselhos municipais, nas paróquias e noutras organizações do poder local e regional; Nos serviços e organizações, nas áreas de segurança social, saúde, ensino, aconselhamento, justiça e reinserção social.

Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica

O curso de Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica habilita o graduado para as áreas profissionais de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação, Informação e de Relações Públicas.


Nacala-Porto '
Contactos: Bairro Maiaia, Tel: 26 52 6000, E-mail: ucmnacala@ucm.ac.mmz

Licenciatura em Direito

licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão Portuária

O Graduado em Gestão Portuária recebe, na sua formação, conhecimento global sobre o funcionamento e organização dos portos e estará apto para actuar na gestão de organizações portuárias e em empresas relacionadas com a Logística Portuária. Portanto, O curso de Licenciatura em Gestão Portuária tem como objectivo preparar o aluno para o entendimento e domínio das três principais vertentes do sistema portuário, que são:
As operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;
As operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão-de-obra, da gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;
O produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contentores e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, e dos trâmites legais inerentes a estas actividades, entre outros.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.


Cuamba'
Contactos: Rua do Aeroporto - C.P.22, 512 Tel: 271 62 732, E-mail: fca@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar

O Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar é um profissional capaz de exercer as suas funções nas unidades sanitárias dos níveis II, III e IV, isto é, nos Hospitais Gerais e Rurais, Provinciais, Especializados e Centrais. Os profissionais deste curso são responsáveis pela promoção das boas práticas ao nível das suas unidades sanitárias, através do desenvolvimento das actividades formativas de quadros básicos e médios, com incidência em administração Hospitalar.

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Gestão e Administração Educacional

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um gestor de instituições educativas, É um profissional docente que detém um conhecimento abrangente da realidade educativa a nível da Pedagogia, capaz de intervir e de dar apoio pedagógico em todos os domínios da Educação.
O licenciado em Gestão e Administração Educacional pod trabalhar nas seguintes áreas:
Instituições de ensino; Instituições governamentais ligadas ao ensino; Instituições ligadas à área de supervisão e inspecção de ensino; Institutos de formação de professores; Leccionação de aulas; Organizações que desenvolvam actividades na área da Educação.

Licenciatura em Ciências Agrárias

O curso tem duração de 4 Anos.

Licenciatura em Ciências Agrárias Especialidade de Desenvolvimento Rural

O licenciado em Ciências Agrárias, na Especialidade de Desenvolvimento Rural terá o perfil de um agente promotor de desenvolvimento sustentável das zonas rurais

Licenciatura em Ciências Agrárias Especializada em Florestas

O licenciado em Agricultura é um gestor de negócios e indústria agroflorestal.

Licenciatura em Ciências Agrárias Especializada em Produção Agro-pecuária

O licenciado em Agricultura é um gestor de negócios e indústria agropecuária. O graduado em Ciências Agrárias pode trabalhar em:
Instituições e organizações promotoras de produção agrícola sustentável para o desenvolvimento das famílias rurais e peri-urbanas através de assistência técnica e social, elaboração e avaliação de projectos e instituições governamentais, públicas e privadas participantes na definição de reformas de políticas de agricultura e conservação ambiental; Indústria alimentar e agroprocessamento; Instituições financeiras agrárias; empreendedorismo agro-pecuário industrial e comercialização pecuária e outros afins.

Licenciatura em Ciências Agrárias Especializada em Produção e Protecção Vegetal

O graduado neste curso é:
Um gestor de negócios e indústria agropecuária;
Um técnico com conhecimentos especializados teóricos e práticos do ramo Agrícola das Ciências Agrárias que possibilita absorver e desenvolver tecnologias.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.


Lichinga '
Contactos: Bairro Chiuaula, Tel: +258 26 94 1956, E-mail: fagreff@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar

O Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar é um profissional capaz de exercer as suas funções nas unidades sanitárias dos níveis II, III e IV, isto é, nos Hospitais Gerais e Rurais, Provinciais, Especializados e Centrais. Os profissionais deste curso são responsáveis pela promoção das boas práticas ao nível das suas unidades sanitárias, através do desenvolvimento das actividades formativas de quadros básicos e médios, com incidência em administração Hospitalar.

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.


Pemba'
Contactos: Av. 25 de Setembro, 725, Tel: 258 27 221 696, E-mail: fgti@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão e Administração Educacional

O graduado em Gestão e Administração Educacional é um gestor de instituições educativas, É um profissional docente que detém um conhecimento abrangente da realidade educativa a nível da Pedagogia, capaz de intervir e de dar apoio pedagógico em todos os domínios da Educação.
O licenciado em Gestão e Administração Educacional pod trabalhar nas seguintes áreas:
Instituições de ensino; Instituições governamentais ligadas ao ensino; Instituições ligadas à área de supervisão e inspecção de ensino; Institutos de formação de professores; Leccionação de aulas; Organizações que desenvolvam actividades na área da Educação.

Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

O graduado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais é um profissional com quaificação em ciências ambientais e na gestão da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais. Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado. Podem trabalhar como: Animadores de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais; Consultores independentes ou consultores para empresas de consultoria sobre estudos de impacto ambiental, explorações de recursos naturais, etc; Empreendedores com iniciativas como reciclagem de resíduos; Funcionários dos diferentes serviços públicos de Meio Ambiente, estatais ou municipais; Gestores ambientais em zonas urbanas e industriais; Participar na gestão de parques naturais e florestas ou em programas de gestão de recursos naturais.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria

Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado, assim como desenvolver negócios próprios de sucesso. Algumas possibilidades de trabalho:
Animador de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais; Consultor independente ou consultor para empresas de consultoria em hotelaria e turismo; Empreendedor, com negócios próprios, de iniciativa privada; Gestor de agências de viagens e transportes; Gestor de stocks de alimentação; Gestor de eventos e congressos; Gestor em empresas privadas de desenvolvimento de turismo; Responsável de projectos de desenvolvimento comunitário através do Turismo; Supervisor ou gestor em hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, pousadas, restaurantes, bares, caterings e demais empreendimentos da indústria hoteleira e empresas de entretenimento e animação cultural.

Licenciatura em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo

O licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo é um profissional da educação capacitado para prestar serviços de apoio escolar e de formação e de organização e gestão de instituições educacionais. Ocupa-se de acções didáctico-pedagógicas que contribuam para uma educação integral e para o desenvolvimento global dos educandos. O curso tem, também, uma competência e uma vocação particular para o ensino de Empreendedorismo.
O licenciado em Psicopedagogia e Ensino de Empreendedorismo pode trabalhar como:
Assessor para avaliação psico-pedagógica, Consultor e assessor psico-pedagógico, Docente especializado no ensino de Empreendedorismo, Formador em centros de formação de professores, Gestor de instituições educativas, Inspector e supervisor educacional.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.


Chimoio'
Contactos: Av. da Liberdade 256, Tel: (+258) 25122945, E-mail: feng@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Ciências Agrárias

O curso tem duração de 4 Anos.

Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento

O curso de Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento habilita o graduado para as áreas profissionais de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação e Informação nas organizações governamentais e não governamentais para o desenvolvimento comunitário; de assessoria e consultoria de Marketing Social e Ambiental.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Engenharia Alimentar

Este ramo da engenharia fornece conhecimentos tecnológicos essenciais na formação de profissionais que actuam desde a chegada das matérias-primas até que o produto final seja embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessária uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração.
O licenciado em Engenharia Alimentar poder trabalhar:
Nas empresas de serviços, Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos), Indústria de Produtos Alimentares, Organizações que desenvolvam actividades na área da Alimentos e Saúde Pública.

Licenciatura em Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um ramo da engenharia que projecta e executa obras de dimensões e complexidade múltiplas. Um estudante do Curso de Engenharia Civil deve possuir conhecimentos básicos de física e matemática.
Os Engenheiros formados em Engenharia Civil pela UCM estarão capacitados a intervir nas seguintes:
Direcção e fiscalização de obras; Elaboração e Coordenação de projectos; Quadros técnicos de instituições da Administração públicas ou privadas; Serviços de Manutenção e gestão de estaleiros.

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica

Os graduados deste curso devem estar em condições de exercer a sua profissão nos seguintes organismos, empresas e ramos de actividade:
Organismo, Instituições ou Serviços da Industria Energética; Empresas de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica, Centros de Investigação, Empresas Electro e Metalomecânicas; Complexos Agro-Industriais e Gabinetes de projectos; Instituições ou serviços de Transporte e Comunicações; Instituições ou serviços das industrias extractivas e transformadora; Empresas de Projectos e Consultoria de Engenharia; Empresas da Industria Ligeira e Alimentar; Têxteis, Plásticos, Pilhas, Baterias, Açúcar, Óleos, Calcado, Borracha, Metalomecânica Ligeira, etc

Licenciatura em Engenharia Mecânica

O curso tem duração 4 Anos.

Licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social

O graduado em Psicologia Clínica e Assistência Social é um profissional de Saúde com capacidades para realizar Diagnósticos Clínicos, manusear material auxiliar de diagnóstico, realizar projectos de intervenção hospitalar e comunitário, bem como o estudo, seguimento e encaminhamento de casos individuais e/ou de grupo, tendo como linha de actuação o estrito respeito pela ética e deontologia profissional. O graduado pode trabalhar:
Centros Comunitários; Centros de Apoio à Velhice; Entidades de defesa dos direitos da criança e de vítimas de violência doméstica; Hospitais e Centros de Saúde; Instituições de saúde mental e serviços de apoio à família; Instituições escolares; Lares residenciais; Serviços de apoio ao deficiente; Serviços públicos de segurança social, etc.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.


Tete'
Contactos: Av. da Liberdade, Tel: 25 224 066, E-mail: fagrenm@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão Ambiental

O curso de Gestão Ambiental habilita o estudante a trabalhar em:
Organizações internacionais e Privadas, orientadas para o Sector Ambiental; Governos Municipais, Distritais e Provinciais na área ambiental; Empresas de Consultoria Ambiental;

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Licenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia de Minas

O licenciado em Engenharia de Minas deve capaz de gerir com segurança a produção de actividades mineiras, numa gama variada de minérios. O licenciado em Engenharia de Minas pode trabalhar nos seguintes contextos laborais:
Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral; Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração; Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira.

icenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia de Processamento Mineral

O licenciado em Engenharia de Minas deve capaz de gerir com segurança a produção de actividades mineiras, numa gama variada de minérios. O licenciado em Engenharia de Minas pode trabalhar nos seguintes contextos laborais:
Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral; Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração; Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira.

Licenciatura em Mineralogia com especialidade em Engenharia Geológica

O licenciado em Engenharia Geológica é capaz de identificar, avaliar e gerir os recursos geológicos e reservas, incluíndo as implicações da água subterrânea. O licenciado em Engenharia Geológica pode trabalhar nos seguintes contextos laborais:
Consultoria no contexto das áreas de minas, geologia mineira e processamento mineral; Prestar serviços nas empresas públicas e privadas, sobretudo na área de mineração; Prestação de serviços no âmbito da indústria mineira.

Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica

O curso de Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Estratégica habilita o graduado para as áreas profissionais de gestão, assessoria e consultoria de Comunicação, Informação e de Relações Públicas.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.


Quelimane'
Contactos: Rua Lurdes Mutola nº 310, Tel: 24 217 627, E-mail: fcsp@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar

O Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar é um profissional capaz de exercer as suas funções nas unidades sanitárias dos níveis II, III e IV, isto é, nos Hospitais Gerais e Rurais, Provinciais, Especializados e Centrais. Os profissionais deste curso são responsáveis pela promoção das boas práticas ao nível das suas unidades sanitárias, através do desenvolvimento das actividades formativas de quadros básicos e médios, com incidência em administração Hospitalar.

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas

Com duração de 4 anos, o curso funciona em regime presencial. Este curso visa a preparação de profissionais capazes de dar resposta às necessidades de organizações em domínios administrativo, contabilístico, financeiro e comercial.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais

Este curso permite aos licenciados uma participação mais esclarecida na comunidade política, habilita-os a exercerem funções no quadro de instituições e organizações políticas, meios de comunicação social, etc. O curso tem duração de 4 anos e o estudante terá de aprovar a 36 disciplinas, somando um total de 240 créditos.

Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário

O graduado em Desenvolvimento Comunitário, pela sua formação, estará preparado para intervir junto das comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento. O graduado em Desenvolvimento Comunitário é um agente de intervenção comunitária capaz de interagir e dar respostas de uma maneira sustentável aos problemas que as populações (em particular as mais desfavorecidas) apresentam, através do desenvolvimento de acções práticas, visando a melhoria das condições de vida da comunidade. O licenciado em Desenvolvimento Comunitário é um oficial de projectos de desenvolvimento comunitário, e um gestor de programas comunitários, capaz de conceber, implementar, avaliar e monitorar projectos.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.

Licenciatura em Economia e Gestão

O graduado deste curso deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos. O estudante terá de aprovar às 39 disciplinas que perfazem 240 créditos.

O licenciado em Economia e Gestão pode trabalhar como economista, auditor financeiro, assessor económico, financeiro e bancário, gestor administrativo-financeiro, gestor comercial de vendas e como contabilista.

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente planeamento, recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros. É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Licenciatura em Tecnologias da Informação

O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.


Gurué'
Contactos: Av. 7 de Abril, Tel: +258 829 382 005, E-mail: ucmgurue@ucm.ac.mz

Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria prepara quadros pra lidar com o ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira. O graduado deve estar habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.

Licenciatura em Direito

O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social dentro do quadro legal.

O graduado pode trabalhar como advogados, responsável pelo departamento jurídicos de empresas privadas, conservador de registo, consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado, diplomatas (relações internacionais), magistratura do Ministério Público (Procurador da República), magistratura judicial (juíz), nos municípios, Governos e Assembleias Provinciais, notários, organizações que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos, Recursos Humanos.



CURSOS DE MESTRADO.


Beira
Contactos: Av. Eduardo Mondlane, 149, Tel: 23 329 373, E-mail: feg@ucm.ac.mz
Contactos: Rua Marquês de Soveral, 960, Tel.: 23 312 819, E-mail: fcs@ucm.ac.mz


Nampula
Contactos: Av. 25 de Setembro, 618, Tel. 26 216 177, E-mail: fadir@ucm.ac.mz
Contactos: Av. 25 de Setembro, 512 Tel: 26 216 521, E-mail: fec@ucm.ac.mz


Nacala-Porto
Contactos: Bairro Maiaia, Tel: 26 52 6000, E-mail: ucmnacala@ucm.ac.mmz


Pemba
Contactos: Av. 25 de Setembro, 725, Tel: 258 27 221 696, E-mail: fgti@ucm.ac.mz


Chimoio
Contactos: Av. da Liberdade 256, Tel: (+258) 25122945, E-mail: feng@ucm.ac.mz


Tete
Contactos: Av. da Liberdade, Tel: 25 224 066, E-mail: fagrenm@ucm.ac.mz


Quelimane
Contactos: Rua Lurdes Mutola nº 310, Tel: 24 217 627, E-mail: fcsp@ucm.ac.mz


Gurué
Contactos: Av. 7 de Abril, Tel: +258 829 382 005, E-mail: ucmgurue@ucm.ac.mz


Lichinga
Contactos: Bairro Chiuaula, Tel: +258 26 94 1956, E-mail: fagreff@ucm.ac.mz


Maputo
Contactos: Alto-Maé, Ave. Romão Fernandes Farinha, nº 1499, E-mail: ucmmaputo@ucm.ac.mz



DOUTORAMENTO.




ENSINO À DISTÂNCIA


Licenciatura em Administração Pública

O curso é oferecido nos regimes à distância e presencial. O curso visa formar profissionais para actuar nos seguintes domínios de Administração Pública:
Administração Autárquica; Finanças e Orçamento Público; Políticas Públicas e Governação; Relações Públicas.

Licenciatura em Ensino de Informática

O licenciado em Ensino de Informática na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados.

Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desporto

Para frequentar o curso este curso, que é à distância, o candidato deve reunir os seguintes requisitos:
Possuir nível médio em Ciências com biologia e português; Ser professor de Educação Física e Desporto em exercício; Ser Técnico e Treinadores Desportivo.
Os candidatos que não forem professores em exercícios serão submetidos antes um exame de admissão, devendo para o efeito apresentar os seguintes requisitos: Ter concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral e /ou equivalente, na área de letras; Possuir Formação média em professorado e/ou equivalente.

Licenciatura em Ensino de Biologia

São admitidos para frequentarem o curso de Licenciatura em Ensino de Biologia, todos os interessados em progredirem com seus estudos na área de docência em Ensino de Biologia. Devendo para tal apresentar os seguintes requisitos:
Ter concluído a 12ª classe do Ensino Secundário Geral na área de Ciência Naturais com Matemática e/ou equivalente Possuir formação média em de professorado e/ou equivalente; Ser professor em Exercício.

Licenciatura em Ensino de Desenho

O curso de Licenciatura em Ensino de Desenho na modalidade à distância habilita o estudante a trabalhar em:
Auxiliar de técnico de Educação; Docência; Organizações em prol do desenvolvimento comunitário e protecção do meio ambiente (Educadores Ambientais); Participar em actividades de edição de livros e materiais didácticos.

Licenciatura em Ensino de Física

Para o curso de Licenciatura em Ensino de Física, são admitidos os candidatos que tenham concluído o nível médio do ensino geral e/ou equivalente na área de ciências naturais e matemática; Candidatos que possuam formação em professorado e/ou equivalente.

Licenciatura em Ensino de Geografia

Os requisitos básicos para a frequência no Curso de Geografia, à distância, são:
Possuir nível médio na secção de Letra; Ser professor em exercício; Candidatos não docentes que tenham concluído o nível médio do Ensino Geral ou formação equivalente; Formação de nível médio na área da docência; Aos candidatos provenientes de outras instituições e, que queiram frequentar o nível de licenciatura, devem ter concluído o bacharelato e acreditados em termos de equivalências pelo Centro de Ensino à Distância.

Licenciatura em Ensino de História

O candidato ao curso deve possuir os seguintes requisitos:
Possuir nível médio na secção de Letras; Ser Professor em exercícios.

Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa

São admitidos ao Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, todos os interessados em progredir com seus Estudos na área de Ensino de Língua Portuguesa, devendo para o efeito apresentar os seguintes requisitos:
Ter concluído a 12ª Classe do Ensino Secundário Geral e /ou equivalente, na área de letras; Possuir Formação média em professorado e/ou equivalente. Para os Candidatos que não exercem a profissão de Docência, o processo de ingresso é feito mediante a realização de um exame de admissão a ser ministrado onde o Centro de Ensino à Distância actua.

Licenciatura em Ensino de Matemática

Para ingressar neste curso, à distância (curso de formação dos professores de Matemática), o candidato deve reunir os seguintes requisitos:
Possuir nível médio na secção de Ciências; Ser professor de Matemática. Os candidatos que não forem professores em exercícios serão submetidos antes um exame de admissão.

Licenciatura em Ensino de Química

São admitidos para frequentarem o curso de Licenciatura em Ensino de Química, todos os interessados em progredir com seus estudos na área de docência em Ensino de Química, devendo para tal apresentar os seguintes requesitos:
Ter concluido a 12ª classe do Ensino Secundário Geral e/ou equivalente na área de Ciências; Possuir formação média em curso de professorado e/ou equivalente; Ser professor em exercício.

Licenciatura em Gestão Ambiental

O licenciado em Gestão Ambiental na UCM é um profissional que deve possuir as seguintes habilidades:
Implementar a política ambiental da organização à qual está vinculado; Avaliar diferentes meios alternativos de uso de insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto ambiental, de custos e de tempo; Sensibilizar os demais indivíduos internos e externos à organização, propagando e consolidando a ideia de que essas actividades geram novas oportunidades de redução de custos e de melhoria de resultados, tanto para a empresa quanto para a comunidade; e Conseguir a colaboração e o engajamento de todos os potenciais envolvidos.